quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O Percursor da Liberdade

Alguém me perguntou: Por que 20 de setembro é feriado no Rio Grande do Sul?

Bem, eu expliquei do meu jeito né. É uma data importante para os gaúchos pois marca a independência do Rio Grande do Sul, resultado de 10 anos de luta na Revolução Farroupilha - ou Guerra dos Farrapos -, motivo de orgulho para todo gaúcho!

Agora... de um jeito mais histórico!

A Proclamação da República Piratini


Em 20 de setembro de 1835, os farroupilhas, liderados por Bento Gonçalves, venciam o confronto da Ponte da Azenha e entravam na província de Porto Alegre. Iniciou-se a Guerra dos Farrapos, o mais duradouro conflito armado da história do Brasil, que resultou na declaração de independência do Estado do Rio Grande do Sul, dando origem à República do Piratini, que durou cerca de sete anos.

A Guerra dos Farrapos, também chamada de Revolução Farroupilha, é o mais longo conflito armado ocorrido em território brasileiro (teve início em 1835 e terminou em 1845). É considerada uma das mais importantes passagens da história do Rio Grande do Sul, um marco da formação social e política do Estado. A importância do dia 20 de setembro é tão grande que em 1978 foi decretado feriado em todo o Estado pela lei estadual 4.453/78.

Bom feriado, gaúchos e gaúchas de todas as querências!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário